segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Reagrupamento. Uma proposta de oficina

Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguiais
Professora especialista: Alenilda Moreira de Carvalho Santos
Alunos: 5 ano Vespertino                                                 Quantidade de Alunos: 30
Data inicial: 09 de Março de 2016                                 Data final: 11 de Maio de 2016

Reagrupamento Modulo: 1                                            Quantidade de encontros: 10 aulas  

Oficina de Língua Portuguesa e Matemática trabalhando com o gênero Receitas
Aula 1                                                                     Data: Quarta-feira       09 de Março
Conteúdo: Apresentação da oficina e confecção do livro de Receita 
Objetivo: Conhecer os alunos, explicar o objetivo da oficina que será realizada em 10 encontros com aulas de Língua Portuguesa e Matemática, unindo teoria e prática.
Metodologia:  Entregar os materiais e ensinar passo a passo cada etapa da elaboração do caderno. Aula prática.
Recursos: Papel sulfite, papel cartaz, material xerocado, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, perfurador e fitilho.
Aula 2                                                                           Data: Quarta-feira       16 de Março
Conteúdo:  Reconhecimento das características do gênero textual - receita.
Objetivo: Reconhecer as características do gênero textual – receita.
• Analisar e compreender um texto prescritivo. 
• Organizar o texto receita.
• Produzir um texto de receita.
Metodologia: Escrever a capa introdutória do caderno de receita. Escrever a primeira receita prestando atenção na estrutura do texto. (Danoninho caseiro)

Recursos: livro de receita, lápis, borracha e  lousa
Aula 3                                                                     Data: Quarta-feira       23 de Março
Conteúdo: Texto fatiado.Receita de Danoninho
Objetivo: Organizar o texto receita.
Metodologia: pedir para os alunos montarem uma receita a partir de suas partes. 
Escrever na lousa uma receita, desorganizada e pedir que os alunos coloquem na sequência correta. Reforçar com os alunos que toda receita é composta por três partes: Título, Ingredientes e Modo de fazer. 
Solicitar que os alunos passem a limpo, no caderno a receita, na ordem correta. É importante marcar a silhueta do texto. O título deve estar centralizado. As outras partes (ingredientes e modo de fazer) também devem aparecer como subtítulos e todas as frases devem começar com letra maiúscula.
Como se trata de uma atividade de cópia, os alunos devem copiar corretamente todas as palavras, prestando atenção na grafia correta. 
Grifar na receita :
Em vermelho, devem grifar no texto os ingredientes. 
• Em amarelo, devem grifar tudo que está relacionado ao modo de fazer. 
• Em verde, o titulo da receita. 
Recursos: caderno, lápis, lápis de cor e borracha.
Aula 4                                                                           Data: Quarta-feira       06 de Abril
Conteúdo: Receita de torta de liquidificador
Objetivo: Analisar e compreender um texto prescritivo e organizar o texto receita. Metodologia:Escrever na lousa a receita da torta de liquidificador e reforçar a estrutura, os verbos no modo imperativo ingredientes e medidas.
Recursos: caderno de receitas lápis e borracha.
Aula 5                                                                               Data: Quarta-feira       13 de Abril
Conteúdo: Elaboração de receita partir de imagens
Objetivo: elaborar uma receita
Metodologia: Os alunos deverão escrever uma receita a partir de ilustrações entregues para os alunos. Apresentar uma receita ilustrada, e levantar todos os ingredientes que serão utilizados. Verificar quais informações estão explícitas nas imagens, e quais informações precisam ser esclarecidas para que a receita fique correta. Dar as informações necessárias para que os alunos façam uma boa escrita. Como os alunos não vão inventar uma receita, e sim escrevê-la para que qualquer pessoa possa seguir as instruções, é preciso que todas as etapas estejam claras para os alunos.
A produção deve ser avaliada de acordo com os critérios  que atendam ao gênero receita. Fazer um roteiro com os alunos para que possam observar o que é necessário para se escrever um bom texto prescritivo.
Roteiro:
Para escrever uma receita você deve prestar atenção e seguir o roteiro:
1)            Apresenta as partes da receita em blocos (título, ingredientes e modo de fazer)?
2)            Os verbos estão no modo imperativo ou infinitivo?
3)            Usa letra maiúscula adequadamente, no início das frases e títulos?
4)            Utiliza ortografia correta das palavras?
5)            Seu texto apresenta coerência e evita repetições de palavras?
Recursos: Caderno lápis e borracha

Aula 6                                                                               Data: Quarta-feira       20 de Abril
Conteúdo: Receita de brigadeiro trabalhando problemas matemáticos
Objetivo: Trabalhar adição e subtração
Metodologia: Escrever a receita na lousa para os alunos copiarem no caderno de receita
Trabalhar peso e medidas e problemas envolvendo adição e subtração com a receita.
Fazer a correção na lousa com a participação dos alunos
Recursos: caderno de receita caderno do aluno lápis e borracha.
Aula 7                                                                               Data: Quarta-feira       27 de Abril
Conteúdo: Aula prática. Brigadeiro
Objetivo: unir teoria e prática promovendo um trabalho em equipe.
Metodologia: Dividir os alunos em grupos e entregar a massa do brigadeiro para que eles façam.
Contar quantos brigadeiros cada grupo fez. Contar quantos alunos há na sala. Fazer a divisão de forma justa. Organizar a sala e trabalhar a importância da partilha e da organização.
Recursos: massa de brigadeiro, granulado e forminhas
Aula 8                                                                               Data: Quarta-feira       04 de Maio
Conteúdo: Aula prática Danoninho caseiro.                                      
Objetivo: unir teoria e prática promovendo um trabalho em equipe.
Metodologia: Escolher dois alunos para fazer a receita em sala. Levar o danoninho para geladeira. Escrever situações problemas na lousa com as quatro operações e fazer a correção com auxilio dos alunos. Servir para os alunos
Recursos: ingredientes do danoninho, caderno, lápis e borracha.
Aula 9                                                                              Data: Quarta-feira       11 de Maio
Conteúdo: Receita de bolo
Objetivo: trabalhar o gênero receita
Escrever na lousa a receita do bolo. Pedir para que os alunos destaquem as três partes da receita
Escrever na lousa perguntas sobre o gênero e problemas matemáticos.
Recursos: caderno, caderno de receita, lápis e borracha.
Aula 10                                                                            Data: Quarta-feira       18 de Maio
Conteúdo: construção de gráfico
Objetivo: construir um gráfico
Metodologia: Elaborar um gráfico com auxilio dos alunos sobre as receitas que trabalhamos em sala que eles mais gostaram. Dividir em grupos e fazer cartazes. Entregar os cadernos de receitas para os alunos.Finalizar o modulo com uma confraternização.
Recursos: canetinhas,cartolina, cola, revistas e fita crepe.

2 comentários: