terça-feira, 27 de setembro de 2016

Síndrome de Morello

Síndrome de Morello, é o nome dado ao professor que se comporta como a personagem "Senhorita Morello" da série  Todo Mundo Odeia o Cris ou Every body Hates Chris,   uma série de televisão estadunidense de comédia inspirado nas experiências pessoais de Chris Rock .
Por mais estranho que pareça , essa síndrome é muito comum e se faz presente na maioria dos professores de escolas públicas . 
Para quem não conhece a Senhorita Morello é a professora do Chris, que apesar de sua aparência caridosa, não passa de uma pessoa  preconceituosa e racista.
De maneira dissimulada a Senhorita Morello destila seu veneno com frases do tipo:

"Chris, você pode ser negro, mas não é à prova de fogo! "
 "Chris, de que tribo você veio? "
" Poder ao povo Chris poder ao povo! "
" Infelizmente acho que o Chris é um filho da droga, a mãe dele tem alucinações. O cérebro foi afetado por anos de uso de drogas e excesso de vinho barato. Ela está mesmo convencida de que tem um marido que trabalha em dois empregos, e de que eles tem uma casa no gueto! Não acredite em nada do que ela disser! "
 "Chris, fiquei sabendo que você tem pai. Legal! "
"Chris, eu estou muito decepcionada com você! Eu sei que nicotina, torresmo e bebidas fortes são vícios dos negros! Mas por que infectar o Greg?"
"Chris, vocês negros têm uma capacidade incrível de dissimular. Vai ser ótimo ter um negro representante na peça! "
"Malvo , com educação apropriada você poderia fazer tantas coisas! Você poderia ser lixeiro, motorista do carro do lixo, recolher o lixo do carro do lixo, uma lista infinita. "
"O povo do Chris tem o costume acordar com o canto do galo para ir trabalhar no campo. "
"Não é educado o senhor jogar sua macumba contra brancos. (para Julius.) " 
Ficção a parte, não é raro encontrar colegas de profissão com essa postura.Com discurso que aluno de escola pública é  pobre, ignorante,carente, sem estrutura familiar e completamente sem perspectiva de vida.
Alguns, menosprezam e subestimam a inteligencia do aluno, colocando-se como superiores tanto intelectualmente quanto financeiramente. 
Soube de um caso em que uma professora pediu cestas básicas para doar para os alunos  carentes, e conseguiu. Na hora de fazer a distribuição obteve o auxilio da   coordenadora pedagógica que pediu que os professores contemplassem os alunos mais "pobrezinhos" e que seria fácil identificar usando apenas o critério da aparência. Uma parte dos pais dos alunos receberam o auxilio sem questionar e agradeceram, mas outra parte  questionou "o motivo da cesta " Então, o que dizer ???
(Ha... achamos que devido o fato de seu filho estudar em uma escola pública e da aparência dele ...é...deixar a um pouco a desejar... a gente supos que vocês precisavam de ajuda!)
CLARO QUE NÃO!!!!
Disseram apenas (Foi um sorteio)



  

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Lembrancinhas para o dia das crianças.













Planejamento Quinzenal

Planejamento Quinzenal de 31/08/2015 à 11/09/2015             
Aula 01. Data 31/08 segunda-feira        Disciplina: Língua Portuguesa                        Número de aulas: 10                                                              
Conteúdo: Leitura e interpretação do texto A vaca Mimosa. Introdução da letra “V”

Rotina diária
Acolhida: Oração Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: A vaca Mimosa. Pág.90 e 91.
Roda de Conversa: compreendendo a história
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura do alfabeto ilustrado. Focar a família da letra V.
Correção da tarefa de casa  

*       Metodologia: Fazer a leitura para os alunos do texto: A vaca mimosa pág.90 e 91. Pedir para os alunos circularem a palavra vaca. Fazer a interpretação oral sobre o texto ouvindo o que cada aluno compreendeu. De forma lúdica apresentar a família da letra V. Utilizar aventais silábicos narrando o encontro das letrinhas. Escrever na lousa palavras com a letra V ditadas pelos alunos. Responder atividade do livro de português pág. 92.
Aula 02. Data 01/09 terça-feira
Conteúdo: Leitura e interpretação do texto A vaca Mimosa. Trabalhando palavras com a letra “V”
Rotina diária
Acolhida: Oração Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: Os três jacarezinhos
Roda de Conversa: compreendendo a história
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura do alfabeto ilustrado. Focar a família da letra V.
Correção da tarefa de casa  

*       Metodologia: Ler novamente o texto: A vaca mimosa págs 90 e 91. Pedir para o aluno pintar cada espaço entre as palavras trabalhando assim a importância do espaço para evitar a aglutinação entre as palavras. Responder atividade no livro didático pág.93
Aula 03. Data 02/09 quarta-feira
Conteúdo: Leitura e interpretação do texto A vaca Mimosa. Trabalhando palavras com a letra “V” ditado sonoro
Rotina diária
Acolhida: Oração Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: Parlenda A Vaca Vitória
Roda de Conversa: Trabalhar palavras que rimam. Usando a letra (V)
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura da parlenda Vaca Vitória
Correção da tarefa de casa  

*       Metodologia: Fazer a leitura do texto: A vaca Mimosa. Reforçar com auxilio do silabário os sons das letrinhas trabalhadas focando o som da letrinha V. Fazer atividade xerocada para fixar o conteúdo com ditado sonoro.
Aula 04. Data 03/08 quinta-feira
Conteúdo: Trabalhando palavras com a letra “V”. Separação silábica e introdução ao plural e singular.
Rotina diária
Acolhida: Oração Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: Parlenda A vaca vitória
Roda de Conversa: Jogo da forca com as palavras da parlenda que começam com a letra V.
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura da parlenda Vaca Vitória
Correção da tarefa de casa  
*       Metodologia: Fazer novamente a leitura do texto: A vaca Mimosa págs 90 e 91. Explicar com elementos concretos o que é singular e plural. Utilizar o próprio material do aluno ou até mesmo o corpo humano o que há só um em você: boca e nariz. O que há mais de um em você: orelhas, braços, pernas. Responder pág.93 e 94
Aula 05. Data 04/08 sexta-feira
Conteúdo: Trabalhando palavras com a letra “V”. Separação silábica e introdução ao plural e singular. Atividade de fixação
Rotina diária
Acolhida: Oração Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: Parlenda A vaca vitória
Roda de Conversa: Batata quente. Palavras com a letra (V)
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura da parlenda Vaca Vitória
Correção da tarefa de casa  

*       Metodologia: Explicar novamente sobre a diferença de singular e plural usando elementos concretos. Responder atividade xerocada sobre o conteúdo trabalhado na semana: singular, plural, palavras com v e separação silábica.
Aula 6. Data 05/09 Sábado
Conteúdo (Sábado Letivo Reposição do dia 05/05/2015) Produção textual com auxilio do alfabeto móvel. Elaboração de lista de supermercado e trabalho com embalagens.
Rotina diária
Acolhida: Oração Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: Cantar a música Fui ao mercado.
Roda de Conversa: perguntar aos alunos quem ajuda a mamãe na hora de fazer compras, que produtos aparecem na música fui ao mercado, o que podemos comprar no mercado em seguida trabalhar o conteúdo de português montando um mercado com os alunos.
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura do alfabeto ilustrado
Correção da tarefa de casa  

*       Metodologia: Montar um supermercado com embalagens de produtos não perecíveis do cotidiano do aluno. Escrever na lousa os nomes de alguns produtos que compramos no supermercado. Fazer a leitura da lista com os alunos. Pedir para o aluno identificar o nome dos produtos fazendo uma simulação.
Aula07. Data 08/09 terça-feira
Conteúdo: Leitura e interpretação textual. Texto A minha Família de Pedro Bandeira. Introdução da letra “F”.
Rotina diária
Acolhida: Oração Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: Fazer a leitura do poema “A minha Família” Pág.96
Roda de Conversa: compreendendo a história
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura do alfabeto ilustrado. Focar a letra F.
Correção da tarefa de casa  
*       Metodologia: Circular as palavras Mãe, pai e irmão presente no texto “A minha família” pág96. Apresentar a Família da letra F com auxílio do silabário ou alfabeto móvel. Responder atividade da pág.97.

Aula 08. Data 09/09 quarta-feira
Conteúdo: Leitura e interpretação textual. Texto A minha Família de Pedro Bandeira. Trabalhando palavras com a letra “F”.

Rotina diária
Acolhida: Oração Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: Poema a Foca
Roda de Conversa: Batata quente com palavras com a letra F.
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura do alfabeto ilustrado. Focar a letra F.
Correção da tarefa de casa  


*       Metodologia: Fazer novamente a leitura do texto A minha Família da pág96. Responder a pág. 98
Aula09 Data 10/09 quinta-feira
Conteúdo: Leitura e interpretação de poema. A foca. Trabalhando a letra F

Rotina diária
Acolhida: Oração Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: As três fadas.
Roda de Conversa: Brincadeira da Forca. Palavras com a letra F
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura do poema a foca

*       Metodologia: Fazer leitura do texto a foca. Responder atividade xerocada do poema a foca
Aula 10. 11/09 sexta-feira
Conteúdo:  Confecção do alfabeto móvel.Atividade com recorte e produção textual
Rotina diária
Acolhida: Oração Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: A Bruxa Feiurinha 
Roda de Conversa: compreendendo a história
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura do alfabeto ilustrado. Focar a letra F.

*       Metodologia: Confeccionar um alfabeto móvel com cada aluno. Recorte do livro didático págs. 203 e 205

Aula 01. Data 31/08 segunda-feira        Disciplina: Matemática                    Número de aulas: 10                                                              
Conteúdo: Ideias de subtração. Tirar e comparar.
Metodologia: Explicar com auxilio dos dedinhos e de objetos concretos o conceito e a prática da subtração. Desenhar na lousa o sinal de subtração. Fazer com os alunos a brincadeira do boliche. Trazer garrafas pets e uma bola para a brincadeira.
Usar tampinhas ou palitos de picolé. Fixar o conteúdo com a atividade da pág.71

Aula 02. Data 01/09 terça-feira
Conteúdo: Ideias de subtração. Tirar e comparar. Subtração com imagens.
Metodologia: Iniciar a aula com a brincadeira da cadeira para que o aluno perceba a ideia de subtração. Explicar a subtração com auxilio de desenhos na lousa. Chamar alunos para responder. Responder pág. 72
Aula 03. Data 02/09 quarta-feira
Conteúdo: Ideias de subtração. Tirar e comparar. Representação da subtração.
Metodologia: Iniciar a aula dando uma tampinha para cada aluno. Fazer uma roda no chão. Brincar de Escravos de Jô. Ensina a letra da canção e fazer a brincadeira com os alunos, trabalhando comandos, seqüência, coordenação e subtração. Fixar o conteúdo com atividade do livro de matemática pág.73 e 74.
Aula 04. Data 03/08 quinta-feira
Conteúdo: Estratégias de subtração. Usando os dedos da mão
Metodologia: Explicar o conteúdo com auxilio dos dedinhos e com exemplos na lousa. Fixar o conteúdo com as págs. 78 e 79.
Aula 05. Data 04/08 sexta-feira
Conteúdo: Estratégias de subtração. Usando os dedos da mão para trabalhar situações problemas.
Metodologia: Com auxilio de cédulas representando o dinheiro no encarte no final do livro pág. 07 Explicar os problemas matemáticos e responder na lousa à medida que for explicando para o aluno as págs. 80 e 81.
Aula 6. Data 05/09 Sábado
Conteúdo (Sábado Letivo Reposição do dia 05/05/2015) Estratégias de subtração.  Situações problemas com aula prática de brigadeiro de panela.
Metodologia: Fazer brigadeiros com os alunos. Contar quantos brigadeiros foi possível fazer. Dividir em quantidades iguais para cada aluno. Anotar quantos sobraram. Registras todas as situações na lousa. Fazer atividade xerocada sobre a aula.
Aula07. Data 08/09 terça-feira
Conteúdo: Estratégias de subtração. Usando os dedos da mão para trabalhar situações problemas.
Metodologia: Organizar a sala em duplas. Explicar na lousa a atividade da pág. 82 e 83. Responder a atividade na lousa com a participação dos alunos. 
Aula 08. Data 09/09 quarta-feira
Conteúdo: Estratégias de subtração e adição. Usando os dedos da mão para trabalhar situações problemas.
Metodologia: Responder individualmente atividade de matemática com adição e subtração. Fazer a correção na lousa.
Aula09 Data 10/09 quinta-feira
Conteúdo: Jogos matemáticos. Trabalhando jogos matemáticos do PNAIC. Trilha
Metodologia: Organizar os alunos em duplas. Entregar material xerocado com o jogo da trilha. Explicar a brincadeira e deixar as duplas jogarem.
Aula 10. 11/09 sexta-feira
Conteúdo: Atividade interdisciplinar com língua portuguesa. Trabalhando jogos na sala de leitura. Aula na biblioteca
Metodologia: Organizar os alunos em grupos nas mesas da biblioteca. Entregar os jogos para cada grupo. Jogos de matemática, dominó, dama, e jogos de leitura também como o alfabeto móvel.


Aula 01. Data 04/08 terça-feira            Disciplina: Ciências                                          Número de aulas: 6
Conteúdo: Os animais selvagens. Os hábitos dos animais selvagens, alimentação, características e moradia.
Metodologia: Fazer uma roda no chão e explicar sobre os hábitos dos animais selvagens, alimentação, características e moradia.

Aula 02. Data 05/08 quarta-feira
Conteúdo: Os animais selvagens. Atividade interdisciplinar com língua portuguesa.
Metodologia: Fazer atividade xerocada sobre os animais selvagens. Atividade individual em que o aluno devera circular apenas os nomes dos animais selvagens.
Aula 03. Data 06/08 quinta-feira
Conteúdo: Os animais selvagens. Confecção de uma onça. Trabalho manual
Metodologia pedir para os alunos trazerem o miolo do papel higiênico para confeccionar uma onça.
Materiais usados: Tinta guache amarela e preta, pincel, miolo do papel higiênico, fita crepe, pedaço de papelão e cola.

https://suelivechia.files.wordpress.com/2010/06/onca-pintada4.jpg?w=1200&h=

Aula 04. Data 11/08 terça-feira
Conteúdo: Os sentidos. Trabalhando os órgãos da Visão e do tato
Metodologia: Pedir para os alunos fecharem os olhos. Perguntar como seria se não pudessem ver. Pedir para que eles descrevam as cores de alguns objetos presente na sala de aula e que leiam os cartazes fazendo uso da visão. Com os olhos vendados Chamar alguns alunos que terão que utilizar o tato para poder identificar alguns objetos trazidos pelo professor. Finalizar a aula com a brincadeira da cabra-cega.
Aula 05. Data 12/08 quarta-feira
Conteúdo: Os sentidos. Trabalhando os órgãos da audição e olfato.
Metodologia: Falar sobre a importância e utilidade dos sentidos.  Propor atividades lúdicas para trabalhar o sentido da audição 1. De onde vem esse barulho? (imitar sons e pedir para os alunos identificarem a quem pertence)
Trabalhar o olfato pedindo para que os alunos digam nomes de odores agradáveis e desagradáveis.
Aula 06 Data 13/08 quinta-feira
Conteúdo: Os sentidos. Trabalhando o órgão do paladar
Metodologia: Fazer uma roda e explicar sobre o paladar e que sentimos o gosto dos alimentos com a língua. Trazer alguns alimentos e pedir para que os alunos identifiquem se é: doce, salgado ou azedo.
Finalizar com atividade xerocada sobre todos os sentidos trabalhados.


Aula 01. Data 31/09 segunda-feira            Disciplina: História e Geografia                 Número de aulas: (6 cada )
Conteúdo: Projeto cultural regiões brasileiras. Os 9 estados que compõe a região nordeste. Piauí, Maceió, Recife, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Sergipe e rio Grande do Norte.
Metodologia: Trabalhar os estados da região nordeste. Explicar para os alunos com auxilio do mapa quais são os 9 estados que compõe a região nordeste. Piauí, Maceió, Recife, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Sergipe e rio Grande do Norte.
Aula 02. Data 01/09 terça-feira
Conteúdo: Projeto cultural regiões brasileiras. Confecção de mural para exposição cultural
Metodologia: Entregar material xerocado para confeccionar um painel com a participação dos alunos para a mostra pedagógica sobre o nordeste.
Aula 03. Data 02/09 quarta-feira
Conteúdo: Projeto cultural regiões brasileiras. Confecção de mural para exposição cultural
Metodologia Conclusão do mural e ensaiar uma música para apresentação cultural com todos os alunos.
Aula 04. Data 07/09 segunda-feira Feriado ******************
Aula 05. Data 08/09 terça-feira
Conteúdo: :  Datas comemorativas dia da independência do Brasil
Metodologia:  Atividade interdisciplinar com artes. Entregar uma folha de papel chamex para cada aluno desenhar e pintar a bandeira brasileira
Aula 06 Data 09/09 quarta-feira
Conteúdo: Família. Atividade interdisciplinar com língua portuguesa.
Metodologia: Responder página 99 do livro didático de português, produção textual sobre a família.


Aula 01. Data 31/09 segunda-feira            Disciplina: Ensino Religioso                                              Número de aulas: 2
Conteúdo: A importância das palavrinhas mágicas no dia a dia.
Metodologia: Reforçar as três palavrinhas mágicas. Fazer a leitura do livro literário: Boas maneiras. Roda de conversa sobre educação.
Aula 02. Data 14/08 segunda-feira Feriado**************

Aula 01. Data 02/09 quarta-feira                     Disciplina: Artes                                                     Número de aulas: 2
Conteúdo: Datas comemorativas dia da independência do Brasil
Metodologia Entregar uma folha de papel chamex para cada aluno desenhar e pintar a bandeira brasileira. Fazer um modelo na lousa para o aluno copiar. Trabalhar o significado das cores e as formas geométricas.  
Aula 02. Data 09/09 quarta-feira
Conteúdo: Atividade interdisciplinar com Língua portuguesa. Confecção de alfabeto móvel
Metodologia: Fazer alfabeto móvel do livro didático de português págs 203 e 205.


Agenda Atividade para casa
Segunda-feira

Caligrafia
Terça-feira

Recorte e cole palavras com a letra V em seu caderno
Quarta-feira

Escreva palavras com a letra V
Quinta-feira

Caligrafia
Sexta-feira

Ficha de leitura. Fazer a leitura com ajuda de um responsável

Terça-feira

Caligrafia
Quarta-feira

Recorte e cole palavras com a letra F em seu caderno
Quinta-feira

Caligrafia
Sexta-feira

Ficha de leitura. Fazer a leitura com ajuda de um responsável