sexta-feira, 30 de setembro de 2016
terça-feira, 27 de setembro de 2016
Síndrome de Morello
Síndrome de Morello, é o nome dado ao professor que se comporta como a personagem "Senhorita Morello" da série Todo Mundo Odeia o Cris ou Every body Hates Chris, uma série de televisão estadunidense de comédia inspirado nas experiências pessoais de Chris Rock .
Por mais estranho que pareça , essa síndrome é muito comum e se faz presente na maioria dos professores de escolas públicas .
Para quem não conhece a Senhorita Morello é a professora do Chris, que apesar de sua aparência caridosa, não passa de uma pessoa preconceituosa e racista.
De maneira dissimulada a Senhorita Morello destila seu veneno com frases do tipo:
"Chris, você pode ser negro, mas não é à prova de fogo! "
"Chris, de que tribo você veio? "
" Poder ao povo Chris poder ao povo! "
" Infelizmente acho que o Chris é um filho da droga, a mãe dele tem alucinações. O cérebro foi afetado por anos de uso de drogas e excesso de vinho barato. Ela está mesmo convencida de que tem um marido que trabalha em dois empregos, e de que eles tem uma casa no gueto! Não acredite em nada do que ela disser! "
"Chris, fiquei sabendo que você tem pai. Legal! "
"Chris, eu estou muito decepcionada com você! Eu sei que nicotina, torresmo e bebidas fortes são vícios dos negros! Mas por que infectar o Greg?"
"Chris, vocês negros têm uma capacidade incrível de dissimular. Vai ser ótimo ter um negro representante na peça! "
"Malvo , com educação apropriada você poderia fazer tantas coisas! Você poderia ser lixeiro, motorista do carro do lixo, recolher o lixo do carro do lixo, uma lista infinita. "
"O povo do Chris tem o costume acordar com o canto do galo para ir trabalhar no campo. "
"Não é educado o senhor jogar sua macumba contra brancos. (para Julius.) "
Ficção a parte, não é raro encontrar colegas de profissão com essa postura.Com discurso que aluno de escola pública é pobre, ignorante,carente, sem estrutura familiar e completamente sem perspectiva de vida.
Alguns, menosprezam e subestimam a inteligencia do aluno, colocando-se como superiores tanto intelectualmente quanto financeiramente.
Soube de um caso em que uma professora pediu cestas básicas para doar para os alunos carentes, e conseguiu. Na hora de fazer a distribuição obteve o auxilio da coordenadora pedagógica que pediu que os professores contemplassem os alunos mais "pobrezinhos" e que seria fácil identificar usando apenas o critério da aparência. Uma parte dos pais dos alunos receberam o auxilio sem questionar e agradeceram, mas outra parte questionou "o motivo da cesta " Então, o que dizer ???
(Ha... achamos que devido o fato de seu filho estudar em uma escola pública e da aparência dele ...é...deixar a um pouco a desejar... a gente supos que vocês precisavam de ajuda!)
CLARO QUE NÃO!!!!
Disseram apenas (Foi um sorteio)
segunda-feira, 26 de setembro de 2016
Planejamento Quinzenal
Planejamento Quinzenal de 31/08/2015 à 11/09/2015
Aula 01. Data 31/08 segunda-feira Disciplina: Língua
Portuguesa Número de aulas: 10
|
Conteúdo: Leitura
e interpretação do texto A vaca Mimosa. Introdução da letra “V”
|
Rotina diária
Acolhida: Oração
Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: A vaca Mimosa. Pág.90 e 91.
Roda de Conversa: compreendendo a história
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura do alfabeto ilustrado. Focar a família da
letra V.
Correção da tarefa de casa
Metodologia:
Fazer a leitura para os alunos do texto: A vaca mimosa pág.90 e 91. Pedir
para os alunos circularem a palavra vaca.
Fazer a interpretação oral sobre o texto ouvindo o que cada aluno
compreendeu. De forma lúdica apresentar a família da letra V. Utilizar aventais
silábicos narrando o encontro das letrinhas. Escrever na lousa palavras com a
letra V ditadas pelos
alunos. Responder atividade do livro de português pág. 92.
|
Aula 02. Data 01/09 terça-feira
|
Conteúdo: Leitura
e interpretação do texto A vaca Mimosa. Trabalhando palavras com a letra “V”
|
Rotina diária
Acolhida: Oração
Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: Os três jacarezinhos
Roda de Conversa: compreendendo a história
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura do alfabeto ilustrado. Focar a família da letra V.
Correção da tarefa de casa
Metodologia:
Ler novamente o texto: A vaca mimosa págs 90 e 91. Pedir para o aluno pintar
cada espaço entre as palavras trabalhando assim a importância do espaço para
evitar a aglutinação entre as palavras. Responder atividade no livro didático
pág.93
|
Aula 03. Data 02/09 quarta-feira
|
Conteúdo: Leitura
e interpretação do texto A vaca Mimosa. Trabalhando palavras com a letra “V”
ditado sonoro
|
Rotina diária
Acolhida: Oração
Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: Parlenda A Vaca Vitória
Roda de Conversa: Trabalhar palavras que rimam. Usando a letra (V)
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura da parlenda Vaca Vitória
Correção da tarefa de casa
Metodologia:
Fazer a leitura do texto: A vaca Mimosa. Reforçar com auxilio do silabário os
sons das letrinhas trabalhadas focando o som da letrinha V. Fazer atividade
xerocada para fixar o conteúdo com ditado sonoro.
|
Aula 04. Data 03/08 quinta-feira
|
Conteúdo: Trabalhando
palavras com a letra “V”. Separação silábica e introdução ao plural e
singular.
|
Rotina diária
Acolhida: Oração
Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: Parlenda A vaca vitória
Roda de Conversa: Jogo da forca com as palavras da parlenda que começam com a letra V.
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura da parlenda Vaca Vitória
Correção da tarefa de casa
Metodologia:
Fazer novamente a leitura do texto: A vaca Mimosa págs 90 e 91. Explicar com
elementos concretos o que é singular e plural. Utilizar o próprio material do
aluno ou até mesmo o corpo humano o que há só um em você: boca e nariz. O que
há mais de um em você: orelhas, braços, pernas. Responder pág.93 e 94
|
Aula 05. Data 04/08 sexta-feira
|
Conteúdo: Trabalhando
palavras com a letra “V”. Separação silábica e introdução ao plural e
singular. Atividade de fixação
|
Rotina diária
Acolhida: Oração
Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: Parlenda A vaca vitória
Roda de Conversa: Batata quente. Palavras com a letra (V)
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura da parlenda Vaca Vitória
Correção da tarefa de casa
Metodologia:
Explicar novamente sobre a diferença de singular e plural usando elementos
concretos. Responder atividade xerocada sobre o conteúdo trabalhado na
semana: singular, plural, palavras com v e separação silábica.
|
Aula 6. Data 05/09
Sábado
|
Conteúdo (Sábado
Letivo Reposição do dia 05/05/2015) Produção textual com auxilio do alfabeto
móvel. Elaboração de lista de supermercado e trabalho com embalagens.
|
Rotina diária
Acolhida: Oração
Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: Cantar a música Fui ao mercado.
Roda de Conversa: perguntar aos alunos quem ajuda a mamãe na hora de fazer compras, que
produtos aparecem na música fui ao mercado, o que podemos comprar no mercado
em seguida trabalhar o conteúdo de português montando um mercado com os
alunos.
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura do alfabeto ilustrado
Correção da tarefa de casa
Metodologia: Montar um supermercado com
embalagens de produtos não perecíveis do cotidiano do aluno. Escrever na
lousa os nomes de alguns produtos que compramos no supermercado. Fazer a leitura
da lista com os alunos. Pedir para o aluno identificar o nome dos produtos
fazendo uma simulação.
|
Aula07. Data 08/09 terça-feira
|
Conteúdo: Leitura
e interpretação textual. Texto A minha Família de Pedro Bandeira. Introdução
da letra “F”.
|
Rotina diária
Acolhida: Oração
Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: Fazer a leitura do poema “A minha Família” Pág.96
Roda de Conversa: compreendendo a história
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura do alfabeto ilustrado. Focar a letra F.
Correção da tarefa de casa
Metodologia:
Circular as palavras Mãe, pai e irmão presente no texto “A minha família”
pág96. Apresentar a Família da letra F com auxílio do silabário ou alfabeto móvel.
Responder atividade da pág.97.
|
Aula 08. Data 09/09 quarta-feira
|
Conteúdo: Leitura
e interpretação textual. Texto A minha Família de Pedro Bandeira. Trabalhando
palavras com a letra “F”.
|
Rotina diária
Acolhida: Oração
Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: Poema a Foca
Roda de Conversa: Batata quente com palavras com a letra F.
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura do alfabeto ilustrado. Focar a letra F.
Correção da tarefa de casa
Metodologia:
Fazer novamente a leitura do texto A minha Família da pág96. Responder a pág.
98
|
Aula09 Data 10/09 quinta-feira
|
Conteúdo: Leitura
e interpretação de poema. A foca. Trabalhando a letra F
|
Rotina diária
Acolhida: Oração
Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: As três fadas.
Roda de Conversa: Brincadeira da Forca. Palavras com a letra F
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura do poema a foca
Metodologia: Fazer
leitura do texto a foca. Responder
atividade xerocada do poema a foca
|
Aula 10. 11/09 sexta-feira
|
Conteúdo: Confecção do alfabeto móvel.Atividade com
recorte e produção textual
|
Rotina diária
Acolhida: Oração
Obrigada papai do céu.
Roda de Leitura: A Bruxa Feiurinha
Roda de Conversa: compreendendo a história
Leitura coletiva de Cartazes Fixados na sala: Leitura do alfabeto ilustrado. Focar a letra F.
Metodologia: Confeccionar
um alfabeto móvel com cada aluno. Recorte do livro didático págs. 203 e 205
|
Aula 01. Data 31/08 segunda-feira Disciplina: Matemática Número de aulas: 10
|
Conteúdo: Ideias
de subtração. Tirar e comparar.
|
Metodologia:
Explicar com auxilio dos dedinhos e de objetos concretos o conceito e a
prática da subtração. Desenhar na lousa o sinal de subtração. Fazer com os
alunos a brincadeira do boliche. Trazer garrafas pets e uma bola para a
brincadeira.
Usar tampinhas ou
palitos de picolé. Fixar o conteúdo com a atividade da pág.71
|
Aula 02. Data 01/09 terça-feira
|
Conteúdo: Ideias
de subtração. Tirar e comparar. Subtração com imagens.
|
Metodologia:
Iniciar a aula com a brincadeira da cadeira para que o aluno perceba a ideia
de subtração. Explicar a subtração com auxilio de desenhos na lousa. Chamar
alunos para responder. Responder pág. 72
|
Aula 03. Data 02/09 quarta-feira
|
Conteúdo: Ideias
de subtração. Tirar e comparar. Representação da subtração.
|
Metodologia:
Iniciar a aula dando uma tampinha para cada aluno. Fazer uma roda no chão.
Brincar de Escravos de Jô. Ensina a letra da canção e fazer a brincadeira com
os alunos, trabalhando comandos, seqüência, coordenação e subtração. Fixar o
conteúdo com atividade do livro de matemática pág.73 e 74.
|
Aula 04. Data 03/08 quinta-feira
|
Conteúdo: Estratégias
de subtração. Usando os dedos da mão
|
Metodologia:
Explicar o conteúdo com auxilio dos dedinhos e com exemplos na lousa. Fixar o
conteúdo com as págs. 78 e 79.
|
Aula 05. Data 04/08 sexta-feira
|
Conteúdo: Estratégias
de subtração. Usando os dedos da mão para trabalhar situações problemas.
|
Metodologia: Com
auxilio de cédulas representando o dinheiro no encarte no final do livro pág.
07 Explicar os problemas matemáticos e responder na lousa à medida que for
explicando para o aluno as págs. 80 e 81.
|
Aula 6. Data 05/09
Sábado
|
Conteúdo (Sábado
Letivo Reposição do dia 05/05/2015) Estratégias de subtração.
Situações problemas com aula prática de brigadeiro de panela.
|
Metodologia: Fazer brigadeiros com os alunos.
Contar quantos brigadeiros foi possível fazer. Dividir em quantidades iguais
para cada aluno. Anotar quantos sobraram. Registras todas as situações na
lousa. Fazer atividade xerocada sobre a aula.
|
Aula07. Data 08/09 terça-feira
|
Conteúdo: Estratégias
de subtração. Usando os dedos da mão para trabalhar situações problemas.
|
Metodologia:
Organizar a sala em duplas. Explicar na lousa a atividade da pág. 82 e 83.
Responder a atividade na lousa com a participação dos alunos.
|
Aula 08. Data 09/09 quarta-feira
|
Conteúdo: Estratégias
de subtração e adição. Usando os dedos da mão para trabalhar situações
problemas.
|
Metodologia:
Responder individualmente atividade de matemática com adição e subtração.
Fazer a correção na lousa.
|
Aula09 Data 10/09 quinta-feira
|
Conteúdo: Jogos
matemáticos. Trabalhando jogos matemáticos do PNAIC. Trilha
|
Metodologia: Organizar
os alunos em duplas. Entregar material xerocado com o jogo da trilha.
Explicar a brincadeira e deixar as duplas jogarem.
|
Aula 10. 11/09 sexta-feira
|
Conteúdo: Atividade
interdisciplinar com língua portuguesa. Trabalhando jogos na sala de leitura.
Aula na biblioteca
|
Metodologia:
Organizar os alunos em grupos nas mesas da biblioteca. Entregar os jogos para
cada grupo. Jogos de matemática, dominó, dama, e jogos de leitura também como
o alfabeto móvel.
|
Aula
01. Data 04/08 terça-feira Disciplina: Ciências
Número de aulas: 6
|
Conteúdo: Os
animais selvagens. Os hábitos dos animais selvagens, alimentação,
características e moradia.
|
Metodologia: Fazer
uma roda no chão e explicar sobre
os hábitos dos animais selvagens, alimentação, características e moradia.
|
Aula 02. Data 05/08 quarta-feira
|
Conteúdo: Os
animais selvagens. Atividade interdisciplinar com língua portuguesa.
|
Metodologia:
Fazer atividade xerocada sobre os animais selvagens. Atividade individual em
que o aluno devera circular apenas os nomes dos animais selvagens.
|
Aula 03. Data 06/08 quinta-feira
|
Conteúdo: Os
animais selvagens. Confecção de uma onça. Trabalho manual
|
Metodologia
pedir para os alunos trazerem o miolo do papel higiênico para confeccionar
uma onça.
Materiais usados:
Tinta guache amarela e preta, pincel, miolo do papel higiênico, fita crepe,
pedaço de papelão e cola.
|
Aula 04. Data 11/08 terça-feira
|
Conteúdo: Os
sentidos. Trabalhando os órgãos da Visão e do tato
|
Metodologia:
Pedir para os alunos fecharem os olhos. Perguntar como seria se não pudessem
ver. Pedir para que eles descrevam as cores de alguns objetos presente na
sala de aula e que leiam os cartazes fazendo uso da visão. Com os olhos
vendados Chamar alguns alunos que terão que utilizar o tato para poder
identificar alguns objetos trazidos pelo professor. Finalizar a aula com a brincadeira
da cabra-cega.
|
Aula 05. Data 12/08 quarta-feira
|
Conteúdo: Os
sentidos. Trabalhando os órgãos da audição e olfato.
|
Metodologia: Falar
sobre a importância e utilidade dos sentidos. Propor atividades lúdicas
para trabalhar o sentido da audição 1. De onde vem esse barulho? (imitar sons
e pedir para os alunos identificarem a quem pertence)
Trabalhar o olfato
pedindo para que os alunos digam nomes de odores agradáveis e desagradáveis.
|
Aula 06 Data 13/08 quinta-feira
|
Conteúdo: Os
sentidos. Trabalhando o órgão do paladar
|
Metodologia: Fazer
uma roda e explicar sobre o paladar e que sentimos o gosto dos alimentos com
a língua. Trazer alguns alimentos e pedir para que os alunos identifiquem se
é: doce, salgado ou azedo.
Finalizar com
atividade xerocada sobre todos os sentidos trabalhados.
|
Aula
01. Data 31/09 segunda-feira
Disciplina: História e Geografia Número de aulas: (6 cada )
|
Conteúdo: Projeto
cultural regiões brasileiras. Os 9 estados que compõe a região nordeste.
Piauí, Maceió, Recife, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Sergipe e
rio Grande do Norte.
|
Metodologia: Trabalhar
os estados da região nordeste. Explicar para os alunos com auxilio do mapa
quais são os 9 estados que compõe a região nordeste. Piauí, Maceió, Recife,
Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Sergipe e rio Grande do Norte.
|
Aula 02. Data 01/09 terça-feira
|
Conteúdo: Projeto
cultural regiões brasileiras. Confecção de mural para exposição cultural
|
Metodologia:
Entregar material xerocado para confeccionar um painel com a participação dos
alunos para a mostra pedagógica sobre o nordeste.
|
Aula 03. Data 02/09 quarta-feira
|
Conteúdo: Projeto
cultural regiões brasileiras. Confecção de mural para exposição cultural
|
Metodologia
Conclusão do mural e ensaiar uma música para apresentação cultural com todos
os alunos.
|
Aula 04. Data 07/09 segunda-feira Feriado
******************
|
Aula 05. Data 08/09 terça-feira
|
Conteúdo: : Datas comemorativas dia da independência do
Brasil
|
Metodologia: Atividade interdisciplinar com artes. Entregar uma folha de papel chamex
para cada aluno desenhar e pintar a bandeira brasileira
|
Aula 06 Data 09/09 quarta-feira
|
Conteúdo: Família.
Atividade interdisciplinar com língua portuguesa.
|
Metodologia:
Responder página 99 do livro didático de português, produção textual sobre a família.
|
Aula
01. Data 31/09 segunda-feira
Disciplina: Ensino Religioso
Número de aulas: 2
|
Conteúdo: A
importância das palavrinhas mágicas no dia a dia.
|
Metodologia: Reforçar
as três palavrinhas mágicas. Fazer
a leitura do livro literário: Boas
maneiras. Roda de conversa sobre educação.
|
Aula 02. Data 14/08 segunda-feira Feriado**************
|
Aula 01. Data 02/09 quarta-feira Disciplina: Artes
Número de aulas: 2
|
Conteúdo: Datas
comemorativas dia da independência do Brasil
|
Metodologia
Entregar uma folha de papel chamex para cada aluno desenhar e pintar a bandeira
brasileira. Fazer um modelo na lousa para o aluno copiar. Trabalhar o
significado das cores e as formas geométricas.
|
Aula 02. Data 09/09 quarta-feira
|
Conteúdo: Atividade
interdisciplinar com Língua portuguesa. Confecção de alfabeto móvel
|
Metodologia:
Fazer alfabeto móvel do livro didático de português págs 203 e 205.
|
Agenda Atividade para casa
Segunda-feira
|
Caligrafia
|
|
Terça-feira
|
Recorte e cole palavras com a letra V em seu
caderno
|
|
Quarta-feira
|
Escreva palavras com a letra V
|
|
Quinta-feira
|
Caligrafia
|
|
Sexta-feira
|
Ficha de leitura. Fazer a leitura com ajuda de um
responsável
|
Terça-feira
|
Caligrafia
|
|
Quarta-feira
|
Recorte e cole palavras com a letra F em seu
caderno
|
|
Quinta-feira
|
Caligrafia
|
|
Sexta-feira
|
Ficha de leitura. Fazer a leitura com ajuda de um
responsável
|
Assinar:
Postagens (Atom)