Projeto
Literário
Interdisciplinar
Formando
Leitores.
Professora
Especialista: Alenilda Carvalho
1.
Justificativa:
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes
terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de
escrever - inclusive a sua própria história”. (Bill Gates)
Durante
o ano letivo de 2014, notamos pouco interesse de nossos alunos do ato de ler.
Aspectos como computadores, games,
TV, o acesso limitado a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm
ocasionado pouco interesse pela leitura e por consequência dificuldades
marcantes que refletem significamente no ambiente escola: vocabulário inadequado,
reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas
produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos
escolares. Surge então a necessidade de resgatar o valor da leitura, não apenas
para trabalhar tais habilidades, mas como ato de encanto.
Ter
uma boa leitura é um requisito primordial para interpretar questões
eliminatórias em provas (Enem) onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se
atualizar através de jornais, revistas e livros. Através da leitura o ser
humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos
e emoções que o cercam. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e
solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste
sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com todos
os professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos, momentos que
possam despertar o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da
importância de se adquirir o hábito de ler.
O
aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as
competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sabemos
que, do hábito de leitura dependem de outros elos no processo de educação. Sem
ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, localizar a ideia principal do texto,
analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto
contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que
lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o
domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e
participação social. Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos
alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece
no mundo em geral.
2. OBJETIVOS
Despertar
o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
Promover
o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas
ortográficas;
Possibilitar
o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto
processo a leitura e a escrita.
Estimular
o desejo de novas leituras;
Possibilitar
a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
Possibilitar
produções orais, escritas e em outras linguagens;
Incentivar
o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua
Portuguesa;
Identificar
as características dos gêneros estudados;
Ler
individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos
linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las com
seu gênero;
Trabalhar
de forma interdisciplinar envolvendo todos os professores e alunos estimulando
o trabalho em equipe;
Enfatiza
temas voltados para valores humanos;
3. PLANO DE AÇÃO
Reunião
com os professores, para esclarecimentos sobre o projeto e pedido de sugestões. Iniciar
o projeto com o cronograma pré-definido pela equipe pedagógica;
Organizar
a biblioteca da escola para que os alunos possam ter acesso ao espaço como um
ambiente de leitura e pesquisa;
4. Público alvo
Todos
os alunos do ensino fundamental.
5. Metodologia
Roda
de leitura;
Dramatização;
Seminários;
Leitura
oral e silenciosa pela professora e pelos alunos;
Histórias
audiovisuais.
Fichamento
dos livros;
Produção
de textos a partir dos livros literários;
Pesquisas
sobre os temas abordados nos livros literários sobre o contexto histórico e
geográfico;
Concurso
de redação com premiação estimulando a produção textual;
Passeios
culturais ao cinema, teatro e academia goianiense de letras;
Propaganda
literária sobre os livros lidos,
Entrevista
com escritores;
O
projeto é interdisciplinar, as áreas de Geografia, Ciências, História, Arte,
Inglês, Sociologia e as demais, irão contribuir com informações pertinentes à
temática da obra;
A
disciplina de Língua Portuguesa, em sala de aula, vinculará os seguintes
conteúdos à obra: elementos da narrativa, figuras de linguagem, análise do
discurso, período literário e demais conteúdos;
Mostra
cultural pedagógica no final do ano letivo com exposições e apresentações dos
trabalhos dos alunos sobre livros literários, monitorados por professores.
6. RECURSOS
Recursos humanos:
disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos
alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica.
Recursos materiais:
textos diversos, livros literários adotados pela escola, revistas, jornais,
periódicos, entre outros materiais didáticos que serão solicitados previamente à
coordenação pedagógica no decorrer do ano letivo.
7. CRONOGRAMA.
Mês
|
Ações
|
Dezembro
2014
|
Apresentação
do projeto para equipe escolar
|
Janeiro
2015
|
Cronograma pré-definido pela equipe
pedagógica;
|
Fevereiro
|
Inicio
do projeto com os alunos
|
Março
|
Desenvolvimento
do projeto
|
Abril
|
Desenvolvimento
do projeto
|
Maio
|
Desenvolvimento
do projeto
|
Junho
|
Desenvolvimento
do projeto
|
Julho
|
Recesso
Escolar
|
Agosto
|
Desenvolvimento
do projeto
|
Setembro
|
Desenvolvimento
do projeto
|
Outubro
|
Desenvolvimento
do projeto
|
Novembro
|
Culminância do projeto com Mostra Cultural Pedagógica
|
Dezembro
|
Avaliação do Projeto
|
8. Relação dos livros
adotados para o ano letivo de 2015.
6º ano
|
Livro
|
1º
Bimestre
|
Ilíada. Homero.
|
2º
Bimestre
|
O pequeno príncipe. Antoine de
Saint-Exupéry. Editora Agir
|
3º
Bimestre
|
Meu Pé de Laranja
Lima. José Mauro de Vasconcelos. Melhoramentos
|
4º Bimestre
|
Poesia faz pensar Coleção:
Para gostar de ler. Vários autores. Organização: Moises, Carlos e Felipe.
Ática
|
7º ano
|
Livro
|
1º
Bimestre
|
Odisseia: Romero- Adaptação: Geraldine
Mccaughrean - Ática
|
2º
Bimestre
|
Viagem ao centro da Terra - Júlio
Verne – FTD )
|
3º
Bimestre
|
Crônicas. Rubem Braga, Fernando
Sabino, Cecília Meireles, Paulo Mendes Campos, Clarice Lispector, Vinícius de
Moraes, Stanislaw Ponte Preta - Col. “Para gostar de ler”. Vol. 9 – Ática
|
4º Bimestre
|
Dom Quixote. Miguel de Cervantes. Série
Reencontro. O cavaleiro da triste figura. Adaptação José Angeli. Editora
Scipione
|
8º ano
|
Livro
|
1º
Bimestre
|
O estudante-Adelaide Carraro
|
2º
Bimestre
|
Romeu e Julieta – William Shakespeare.
|
3º
Bimestre
|
P-1 Contos africanos dos países de
língua portuguesa
(Col. Para gostar de ler – vol 44) – Ática.
|
P-2 - O primeiro beijo e outros
contos. – Clarice Lispector – Nova Fronteira
|
|
4º Bimestre
|
Capitães da areia-
Jorge Amado
|
9º ano
|
Livro
|
1º
Bimestre
|
Mala de Hana. Karen Levine.
Editora Melhoramentos.
|
2º
Bimestre
|
Auto da Compadecida. Ariano
Suassuna
|
3º
Bimestre
|
P-1 Histórias
Extraordinárias. – Edgar Allan Poe – Nova Fronteira
P-
2 Senhora Autor: José de
Alencar
Série Reencontro.
Adaptação de Renata Pallotini. Editora Scipione
|
4º Bimestre
|
Frankenstein – Mary
Shelley – Ática
|
9. Avaliação.
Considerar
a participação e o interesse de cada aluno nas tarefas de leitura tanto
individuais, quanto coletivas, na clareza e organização dos textos escritos e
orais e o modo de exposição dos resultados nas apresentações das atividades
propostas com base nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto.
10. Referencias:
Nova escola – Ed – Especial “Ler em
todas as disciplinas” Dez/ 2009/ Jan/ 2010;
Nova escola – Gestão escolar – A escola
que lê – Ago/ Set/ 2010 ;
Nova escola – Leitura – as melhores
estratégias para ler por prazer, para estudar, para se informar Ago/ 2006;
Revista Mundo Jovem – Encarte “Leitura,
uma atitude inteligente – Set/ 2010”.
Projeto de Leitura e Escrita: “LENDO E
ESCREVENDO NA ESCOLA” http://placidodecastrotk.blogspot.com.br/2012/11/a-leitura-faz-diferenca-na-aprendizagem_12.html(acesso em 08 de setembro de 2014)
http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/100-livros-essenciais-398904.shtml(acesso
em 09 de setembro de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário