domingo, 21 de agosto de 2016

Projeto Literário Interdisciplinar Formando Leitores.

                                            

                                                                  

Projeto Literário
Interdisciplinar

Formando Leitores.




Professora Especialista: Alenilda Carvalho








1. Justificativa:

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”. (Bill Gates)

Durante o ano letivo de 2014, notamos pouco interesse de nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, games, TV, o acesso limitado a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse pela leitura e por consequência dificuldades marcantes que refletem significamente no ambiente escola: vocabulário inadequado, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. Surge então a necessidade de resgatar o valor da leitura, não apenas para trabalhar tais habilidades, mas como ato de encanto.
Ter uma boa leitura é um requisito primordial para interpretar questões eliminatórias em provas (Enem) onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com todos os professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos, momentos que possam despertar o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.
O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sabemos que, do hábito de leitura dependem de outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, localizar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social. Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral.

2. OBJETIVOS
   Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
   Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
  Estimular o desejo de novas leituras;
  Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
  Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
   Identificar as características dos gêneros estudados;
 Ler individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las com seu gênero;
Trabalhar de forma interdisciplinar envolvendo todos os professores e alunos estimulando o trabalho em equipe;
    Enfatiza temas voltados para valores humanos;
3. PLANO DE AÇÃO
    Reunião com os professores, para esclarecimentos sobre o projeto e pedido de sugestões. Iniciar o projeto  com o cronograma pré-definido pela equipe pedagógica;
    Organizar a biblioteca da escola para que os alunos possam ter acesso ao espaço como um ambiente de leitura e pesquisa;
4. Público alvo
Todos os alunos do ensino fundamental.
5. Metodologia
    Roda de leitura;
    Dramatização;
    Seminários;
    Leitura oral e silenciosa pela professora e pelos alunos;
    Histórias audiovisuais.
    Fichamento dos livros;
    Produção de textos a partir dos livros literários;
    Pesquisas sobre os temas abordados nos livros literários sobre o contexto histórico e geográfico;
    Concurso de redação com premiação estimulando a produção textual;
    Passeios culturais ao cinema, teatro e academia goianiense de letras;
    Propaganda literária sobre os livros lidos,
    Entrevista com escritores;
    O projeto é interdisciplinar, as áreas de Geografia, Ciências, História, Arte, Inglês, Sociologia e as demais, irão contribuir com informações pertinentes à temática da obra;
    A disciplina de Língua Portuguesa, em sala de aula, vinculará os seguintes conteúdos à obra: elementos da narrativa, figuras de linguagem, análise do discurso, período literário e demais conteúdos;
   Mostra cultural pedagógica no final do ano letivo com exposições e apresentações dos trabalhos dos alunos sobre livros literários, monitorados por professores.
6. RECURSOS
Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica.
Recursos materiais: textos diversos, livros literários adotados pela escola, revistas, jornais, periódicos, entre outros materiais didáticos que serão solicitados previamente à coordenação pedagógica no decorrer do ano letivo.
7. CRONOGRAMA.
Mês
Ações
Dezembro 2014
Apresentação do projeto para equipe escolar
Janeiro 2015
Cronograma pré-definido pela equipe pedagógica;
Fevereiro
Inicio do projeto com os alunos
Março
Desenvolvimento do projeto
Abril
Desenvolvimento do projeto
Maio
Desenvolvimento do projeto
Junho
Desenvolvimento do projeto
Julho
Recesso Escolar
Agosto
Desenvolvimento do projeto
Setembro
Desenvolvimento do projeto
Outubro
Desenvolvimento do projeto
Novembro
Culminância do projeto com Mostra Cultural Pedagógica
Dezembro
Avaliação do Projeto


8. Relação dos livros adotados para o ano letivo de 2015.
6º ano
Livro
1º Bimestre
Ilíada. Homero.


2º Bimestre
O pequeno príncipe. Antoine de Saint-Exupéry. Editora Agir


3º Bimestre
Meu Pé de Laranja Lima. José Mauro de Vasconcelos. Melhoramentos


4º Bimestre
Poesia faz pensar Coleção: Para gostar de ler. Vários autores. Organização: Moises, Carlos e Felipe. Ática
7º ano
Livro
1º Bimestre
Odisseia: Romero- Adaptação: Geraldine Mccaughrean - Ática


2º Bimestre
Viagem ao centro da Terra - Júlio Verne – FTD )


3º Bimestre
Crônicas. Rubem Braga, Fernando Sabino, Cecília Meireles, Paulo Mendes Campos, Clarice Lispector, Vinícius de Moraes, Stanislaw Ponte Preta - Col. “Para gostar de ler”. Vol. 9 – Ática


4º Bimestre
Dom Quixote. Miguel de Cervantes. Série Reencontro. O cavaleiro da triste figura. Adaptação José Angeli. Editora Scipione
8º ano
Livro
1º Bimestre
O estudante-Adelaide Carraro


2º Bimestre
 Romeu e Julieta – William Shakespeare.


3º Bimestre
P-1 Contos africanos dos países de língua portuguesa
 (Col. Para gostar de ler – vol 44) – Ática.

P-2 - O primeiro beijo e outros contos. – Clarice Lispector – Nova Fronteira


4º Bimestre
Capitães da areia- Jorge Amado
9º ano
Livro
1º Bimestre
Mala de Hana. Karen Levine. Editora Melhoramentos.


2º Bimestre
Auto da Compadecida. Ariano Suassuna


3º Bimestre
P-1 Histórias Extraordinárias. – Edgar Allan Poe – Nova Fronteira
P- 2 Senhora Autor: José de Alencar
Série Reencontro. Adaptação de Renata Pallotini. Editora Scipione


4º Bimestre
Frankenstein – Mary Shelley – Ática

9. Avaliação.
Considerar a participação e o interesse de cada aluno nas tarefas de leitura tanto individuais, quanto coletivas, na clareza e organização dos textos escritos e orais e o modo de exposição dos resultados nas apresentações das atividades propostas com base nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto.
10. Referencias: 
Nova escola – Ed – Especial “Ler em todas as disciplinas” Dez/ 2009/ Jan/ 2010;
Nova escola – Gestão escolar – A escola que lê – Ago/ Set/ 2010 ;
Nova escola – Leitura – as melhores estratégias para ler por prazer, para estudar, para se informar Ago/ 2006;
Revista Mundo Jovem – Encarte “Leitura, uma atitude inteligente – Set/ 2010”.
Projeto de Leitura e Escrita: “LENDO E ESCREVENDO NA ESCOLA” http://placidodecastrotk.blogspot.com.br/2012/11/a-leitura-faz-diferenca-na-aprendizagem_12.html(acesso em 08 de setembro de 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário