quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Educação se faz com ação.

Educação se faz com ação.
"A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras, e sim de ação. É atividade." Johann Heinrich Pestalozzi

Quando estava na faculdade li um texto de Rubens Alves, intitulado “Sobre jequitibás e eucaliptos. Amar.” No texto o professor é comparado com pés de eucaliptos, enquanto o educador é comparado a um pé de Jequitibá, planta essa, de ‘personalidade’ em que os mais velhos acreditavam que tivesse alma, por ser distinta dentre as outras árvores.
Fiquei maravilhada com o texto, com a habilidade poética e fascinante do autor. Ainda não lecionava, então, fui facilmente seduzida a acreditar que por mais difícil que fosse a tarefa de ensinar, tudo seria resolvido se o professor fosse um “educador jequitibá”.
Quando comecei a trabalhar como professora regente, constatei que ensinar não tem nada haver com poesia, deparei-me com uma realidade totalmente diferente das teorias estudadas na faculdade. È uma triste realidade, mas não somos preparados para lidar com situações adversas dentro da sala de aula, principalmente na rede pública.
São inúmeros os desafios a serem encarados dentro da escola. Há muita indisciplina, dificuldades de aprendizagem, alunos com problemas psicológicos e comportamentais, ausência da participação familiar, carência de recursos didáticos, falta de autonomia, ausência de gestão eficaz, derramamento de pessimismo procedente de professores veteranos desacreditados e acomodados, baixo salário e falta de valorização profissional.  Apesar de reconhecer a importância da teoria, em pouco tempo pude notar que não é fácil enfrentar a diversidade de problemas sociais que se refletem na sala de aula apenas com as teorias aprendidas, tão pouco com “poesia”.
Existe uma grande lacuna entre os saberes científicos e as aplicações em sala de aula. Comenius criou e dirigiu escolas, mas era teólogo e filósofo. Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor. Froebel foi químico e filósofo. Herbart atuou como psicólogo e filósofo. Montessori e Decroly foram médicos. Claparéde trabalhou como neurologista e psicólogo. Diante desta realidade Jean Piaget propõem uma reflexão em seu livro Psicologia e Pedagogia com a seguinte questão “Porque a pedagogia só em ínfima parte é obra de pedagogo?” Acredito que tais lacunas seriam preenchidas se tais teóricos pertencessem de fato à profissão. Então, porque os pedagogos não fazem parte de uma elite de pesquisa? Segundo Piaget, infelizmente a resposta estaria na ausência de prestigio intelectual e status ao oficio de professor.

Sinto que a mudança na educação brasileira depende de esforços políticos que parecem além do nosso alcance. Não sei onde encontrar as soluções para os desafios que assolam a realidade do professor, mas também não quero desistir de uma profissão tão promissora e cheia de desafios.  

Plano de aula. sistema solar


Plano de Aula
Conteúdo: O Sistema Solar
Área: Ciências Naturais
Objetivo Geral: Conhecer o sistema solar e seus respectivos componentes
Objetivos Específicos:
  Reconhecer que o sol é uma estrela e a lua o satélite da terra.
 Identificar os planetas do sistema solar.
  Desenvolver um trabalho em equipe
Procedimentos Metodológicos: Conversa dirigida, exploração e leitura compartilhada de texto, apresentação de cartaz, atividades orais e escritas e confecção do sistema solar com massa de modelar.
Recursos Didáticos: Quadro, cartazes, atividade impressa, livro didático, massa de modelar, isopor, tinta guache, pincel, barbante, cola, canetinha, palito e fita.
Avaliação: Participação, trabalho em equipe, atividade oral e escrita.
Desenvolvimento das atividades:
1º passo: Reconhecimento dos alunos.
2º passo: Apresentação e análise do texto: O Sistema Solar.
3º passo: Demonstração de cartazes.
4º passo: Apresentação e discussão de atividade oral e escrita.
Finalização: Dividir os alunos em grupos, distribuir o material para confecção de uma maquete do sistema solar.
Referência:
MEDEIROS, Maria Clara. Ciências: 5º ano do ensino fundamental em nove anos. Ilustrações Ayodê frança, Henrique pereira, Glauco Alexandre. Recife: Editora Formando Cidadãos, 2009.


Texto: O sistema Solar


O sistema solar é composto do sol, satélites e outros astros. Os astros são corpos celestes que se movimentam no espaço. Alguns astros são luminosos, porque têm sua própria luz. Assim são as estrelas.
O sol é uma estrela e possui luz própria. Ele fornece luz e calor a todos os astros do sistema, inclusive a terra. Os satélites são astros que guiam em torno das estrelas. A lua é o satélite da terra. Ela não possui luz própria.
Os planetas são astros que não tem luz própria e refletem a luz que recebem do sol. Nosso sistema solar é composto por oito planetas, são eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. O sol é dez vezes maior que Júpiter, o maior planeta do sistema solar.
O planeta que está mais próximo ao sol é mercúrio. O planeta mais quente é o planeta Vênus, pois sua atmosfera retém calor. Plutão é um planeta-anão que antes era considerado um planeta.
CURIOSIDADES Como já vimos o sistema solar é constituído de 8 planetas principais: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte (são pequenos), Júpiter, Saturno, Urano, Netuno (são gigantes). Os planetas pequenos são chamados de inferiores e os gigantes de exteriores. Os planetas inferiores são rochosos, enquanto que os exteriores são gasosos. Plutão foi retirado recentemente do rol de planetas do sistema solar, pois seu diâmetro é muito pequeno, sendo menor que a Lua, passou a ser considerado então um planeta-anão e, junto com outros corpos, orbita as bordas do sistema solar. Se olharmos para o céu ao entardecer, em determinada época do ano, podemos ver o planeta Vênus. Já Urano e Netuno não podem ser vistos a olho nu, nem com lunetas.
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