1. Compreender a linha pedagógica
A pedagogia dá sinais de como a Escola pensa. O pensamento da escola deve caminhar lado a lado com o pensamento da família. Por isso, pergunte tudo, não fique com dúvida. Verifique se existe uma linha pedagógica firme e determinada. A escola dá sinais de como pensa?
2. Cuidado com a transversalidade...
Falar de valores humanos está em moda, mas muitas escolas mais falam do que ensinam de fato, e dizem que todas as disciplinas tratam disso; será? Peça para mostrarem, na prática, como funciona essa transversalidade. Como os conteúdos são colocados?
3. Aulas de artes e humanidades são bom sinal
Pra formar bons cidadãos, as escolas devem valorizar matérias que ajudam a entender o homem, seus valores e desafios. Aulas de Filosofia, Sociologia e Arte em geral servem de inspiração para reflexões e aprendizagens humanísticas. As crianças antes dos 14/15 anos não podem entender a Filosofia, pois exige abstração, então, como a matéria é trabalhada?
4. A biblioteca deve ser o centro da escola
Escola que cultiva valores humanos incentiva a leitura diversificada. Deve saber quais livros são usados pelos alunos, quantos livros lêem anualmente... Existe um autor central para dirigir a leitura dos alunos.
5. Veja como a minoria é tratada
A escola deve estar atenta às possíveis discriminações sofridas por alunos gordos, negros, homossexuais e etc. Trabalhar as diferenças; a tolerância é fundamental em qualquer projeto de cidadania. Converse com os alunos da escola para saber suas opiniões.
6. Consciência ecológica
Nosso planeta precisa mais de práticas do que de teorias! Quais os projetos da escola em relação ao meio ambiente? A escola realiza coleta seletiva? Tem projetos para falar de economia de água, de luz, de combustível? Incentiva os pais e a família a lutar pela recuperação do planeta?
7. Espaço para brincar e refletir
Escola não é playground, mas o aluno precisa de um ambiente agradável e tranqüilo para estudar relaxar no intervalo. Necessita de um ambiente agradável para estudar. Verifique as brincadeiras e jogos propostos aos alunos: jogos de bola, xadrez, ping-pong, amarelinha...
8. Como são feitas as avaliações dos alunos?
Peça para ver os registros que são feitos pelos professores em relação aos alunos (observações feitas a partir de critérios objetivos). Os alunos devem ser observados diariamente, não só as provas avaliam o desempenho de um aluno.
9. Conheça o corpo docente
Qual a formação acadêmica do corpo docente da escola? Qual o tempo de trabalho na instituição? O corpo docente deve ser engajado no projeto pedagógico. Eles participam das reuniões entre pais e professores? Quem está educando seus filhos?
10. Como é o ambiente escolar
Observe os alunos circulando pela escola. Os alunos devem gostar de estar em todos os ambientes escolares. Estão sempre em atividade?
11. Como a comunidade chega até à escola
Que atividades extra-classe são propostas pela escola? A comunidade deve estar integrada à escola. Os alunos são membros da sociedade.
Todos os eventos da sociedade devem ser vividos pela escola.
12. Conheça a direção da escola
Procure saber quem dirige a escola e qual o seu trabalho historicamente falando sobre educação. Pergunte pela formação dos professores, pois a escola deve ser um conjunto harmônico. Leia sobre a instituição.
13. O horário escolar
O tempo parcial da escola é insuficiente para conduzir os trabalhos escolares, veja se a escola propõe extensão/ampliação do horário escolar. Os trabalhos para casa você deverá conhecer.
14. Que material didático seu filho está utilizando?
Tenha o cuidado de ver o material didático (livros e apostilas) que será usado com seus filhos, para que não tenha conteúdo ideológico. Os alunos devem formar suas próprias idéias sobre os fatos apresentados (conteúdos). O material deve estimular o pensamento (inteligência).
15. A interação pais e escola
Verifique quantas reuniões, festas e encontros, a escola oferece durante o ano escolar. Quem promove estes encontros? Qual a participação do corpo docente? E da família?
16. Tornar-se um cidadão é muito importante!
O desenvolvimento da moral é um fator determinante para o desenvolvimento da cidadania – a escola trabalha neste sentido?
17. Veja o desempenho no ENEM
Finalmente, para saber sobre o futuro e a empregabilidade de seu filho, olhe o ENEM, mesmo que seja apenas para saber como ele utiliza as ferramentas que o conhecimento lhe dá. Não pense que este é um fator determinante, é apenas um modelo usado por nosso grupo social, no caso do aluno estar indo para o ensino médio.
Beta
Nenhum comentário:
Postar um comentário